Ponte-Báscula Metal-Betão

A Ponte-Báscula PAULO mod. BPXXI é uma estrutura de construção metálica ou mista metal-betão modular, totalmente eletrónica munida de aprovação CE de tipo em conformidade com a diretiva 90/384 CEE. A sua instalação pode ser feita sobre – solo com rampas de acesso de 36cm de altura ou encastrada em fosso de 40cm de profundidade.

A Ponte báscula é constituída por 6 painéis modulares electro soldados com perfis de 300mm, totalmente metálicos com chapa gota de espessura consideravelmente elevada, sendo ligados entre si, através de parafusos, formando assim uma plataforma com base resistente e compacta para a pesagem rodoviária.

As células de carga estão colocadas na zona de ligação dos módulos, sendo colocado chapa gota aparafusada sobre esta zona, permitindo assim um fácil acesso sempre que haja necessidade de se proceder a tarefas de manutenção ou limpeza.A ponte báscula contém limitadores nos módulos que se encontram à entrada e à saída, de modo a limitar o deslocamento horizontal desta, protegendo assim o sistema face a forças horizontais exageradas.

Este equipamento está totalmente protegido contra corrosão por meio de um tratamento de decapagem e finalizada através de 3 mãos de tinta com alto poder anticorrosivo, proporcionando um prazo de vida elevado ao equipamento.

A ligação da ponte báscula a um equipamento eletrónico para visualização de peso é feita através de uma placa de circuito impresso para soma de sinais que se encontra numa caixa estanque, munida de potenciómetros que servem para retificar os ganhos ou perdas das células e também de proteções contra sobre tensões, mais propriamente supressores de sobre tensões de gás com capacidade de descarga até 20kA.

Estas proteções estão ligadas a terra de serviço, em que quando ambas existem e em perfeito funcionamento, protegem todo o sistema de pesagem de serem danificados por descargas elétricas que possam ser feitas na báscula, como por exemplo por trovoadas.A terra de serviço é constituída por um anel de equi-potencialização de terras, seguindo todas as especificações técnicas fornecidas na planta da obra civil da báscula.

CARACTERÍSTICAS:

- Dimensões(m): 18,25x3; 18x3; 17,50x3; 16x3; 14x3; 12,75x3; 11,75x3; 10,75x3; 8,75x3; 6,50x3; 5,5x3;
- Tipo de Báscula: Metal-Betão;
- Instalação: Sobressolo / Encastrada;
- Alcance de pesagem: 30ton a 60ton;
- Divisão: 5kg a 20kg;
- Número de divisões: 3.000 / 6000 divisões;
- Precisão: Classe III;
- Transmissão de peso: Células de carga de compressão autocentrantes;
- Aprovação CE de tipo: Em conformidade com a diretiva 90/384/CEE;
- Vigas longitudinais laterais IPE300;
- Cabeçotes com chapa de 20mm de espessura;
- Sistema de limitadores de proteção de movimentos bruscos longitudinais e transversais;
- Plataforma resistente e preparada para grandes cargas concentradas;
- Tubagens de canalização para proteção dos cabos de comunicação das células de carga;
- Tampa de acesso a todos os elementos eletrónicos da mesma, evitando deste modo, a realização de grandes obras civis, na versão encastrada no solo;
- Sistema de anel de terras de proteção contra sobretensões;
- Tratamento de estrutura mediante decapagem por granalha + proteção primário + proteção de pintura de acabamento total aprox. 95 micros;